Islam Makhachev é um lutador de MMA russo que atualmente disputa na categoria de ligeiros do UFC (Ultimate Fighting Championship). Makhachev ganhou destaque no UFC em ganhar bônus no cadastro outubro de 2014 quando assinou um contrato de quatro lutas com o evento. Depois disso, ele venceu a maioria de suas lutas por finalização.
No UFC 187, ele se sagrou vencedor depois de ter derrotado Leandro Kuntz por finalização técnica no segundo round. Todavia, surpreendeu à todos quando entrou para ganhar bônus no cadastro luta contra o estadunidense, Nate Diaz, com 7,5 lbs (3,4 kg) a mais do que o limite permitido, ocorrendo assim ganhar bônus no cadastro remoção da luta principal do UFC 279.
Apesar de seu erro, Makhachev, de 28 anos, permaneceu otimista afirmando que sente-se "feliz" para nunca ter sido obrigado a lutar contra Nate Diaz. Ele também foi transferido para lutar contra Kevin Holland, em ganhar bônus no cadastro uma luta improvisada, já com o peso estabelecido em ganhar bônus no cadastro 180 lbs.