O Grupo Jogo: origem e classificação
O grupo Jogo, também referido como Numu ou Tugu, é composto por idiomas relacionados, historicamente concentrados em o bet torno das atuais Gana e Costa do Marfim. Estes idiomas são tradicionalmente categorizados como una subfamília da família linguística Mande Ocidental, ancestral a um grande número de idiomas falados no oeste Africano
A família linguística de que os idiomas Jogo fazem parte tem origens remotas e complexas, ligadas ao surgimento e difusão dos Primeiros Estados e à formação dos impérios e reinos na região oeste africana. Durante séculos, estas línguas acompanharam processos políticos e sociais que moldaram as dinâmicas étnicas ainda presentes hoje nos países do Golfo da Guiné, numa região que abrange territórios do atual Senegal até à Nigéria.
O Jogo e o Brasil: ligações históricas inesperadas
O idioma Jogo surge no Brasil devido a um processo migratório na época da grande migração africana para as Américas (16º ao 19º séculos) para prestarem serviços como cativos. Este idioma teve seu auge dentro da sociedade escravista e foi progressivamente substituído pelas línguas europeias (principalmente o português) após a abolição da escravatura. Neste cenário, o Jogo abasteceu uma demanda comunitária linguística que reflecte um momento único dentro da cultura afro-brasileira.
Desconhece-se o número exato de falantes de jogos durante o período escravista. Mais recentemente, foram levantadas pesquisas etnolinguísticas com sobreviventes e descendentes das comunidades que falam o dialeto.